26/01/2026 às 08:33h
Em novo endereço, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Pará de Minas ampliou a capacidade das atividades. No espaço são ofertados orientações para a busca pelos serviços públicos, encaminhamentos médicos, assistência alimentar e uma área de lavanderia aos assistidos.
Alencar Costa, coordenador do Centro Pop, conversou com o Jornal da Cidade a respeito do diálogo com comerciantes que trabalham na região, já que em episódios recentes, na região central de Pará de Minas, uma sequência de polêmicas envolvendo o público atendido pelo serviço foi registrada:
Clique e ouça Alencar Costa
O estereótipo segundo o qual o morador de rua, sem endereço ou trabalho fixo, só pode viver da criminalidade é outro ponto levantado pelo coordenador. Segundo ele, a sociedade detém uma imagem preconceituosa em relação a essas pessoas, que em sua maioria está em vulnerabilidade social:
Clique e ouça Alencar Costa
Atualmente, o Centro Pop atende a uma demanda de 1.600 atendimentos mensais. A busca pelo serviço é feito de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Como não existe abrigo para essa população em Pará de Minas, à noite elas costumam se alojar em calçadas, ruas, praças, marquises e espaços públicos.
Exemplos não faltam quando se fala em superação. De acordo com a coordenação do espaço, hoje, muitos ex-usuários do serviço possuem negócios próprios, realizaram a compra de apartamentos, constituíram famílias e saíram da situação de rua.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
28/10/2025 - Engesp anuncia novidades na coleta de lixo em Pará de Minas
28/10/2025 - Comunidade escolar se prepara para um bom desempenho no Saeb
27/10/2025 - Mais da metade dos mineiros estão acima do peso
27/10/2025 - Trabalhadores da empresa Turi reclamam de atrasos salariais
27/10/2025 - Política da boa vizinhança: agentes auxiliam nas demandas de conflitos entre populares
27/10/2025 - Prefeitura quer reajustar IPTU e estima ampliar arrecadação em R$ 10 milhões
24/10/2025 - Bola rola neste domingo pelo Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025 Feminino
24/10/2025 - Terceira rodada encerra a fase de grupos do Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025