Capa da Página Chave PIX: saiba como funciona e os riscos da nova modalidade de transferência bancária - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

19/11/2020 às 09:00h

Chave PIX: saiba como funciona e os riscos da nova modalidade de transferência bancária

Facebook
Desde a última segunda-feira (16), já é possível transferir dinheiro de forma imediata, por meios eletrônicos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. É o Pix, a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, que começa a funcionar efetivamente a partir de hoje.

O professor de Direito Empresarial do Ibmec, Isac Costa, é especialista em finanças e regulação. Ele destaca as vantagens de usar o Pix para quem vai pagar e também para quem for receber dinheiro e a segurança que o novo sistema vai proporcionar ao sistema bancário brasileiro:

Clique e ouça Isac Costa

Com o uso do Pix, o Banco Central espera reduzir a circulação de papel moeda e aumentar a segurança nas transações financeiras. É porque o dinheiro vivo é mais fácil de ser roubado ou usado em operações criminosas.

Quem ainda não cadastrou a chave, mas quer usar o Pix, basta procurar o banco no qual possui conta. É possível fazer o registro pelo site, pelo aplicativo ou pessoalmente, na agência da instituição financeira.

E atenção: se alguém dizendo ser do banco te procurar para cadastrar, desconfie O professor do Ibmec, Isac Costa, alerta que essa é a forma mais usada para aplicar golpes com a nova modalidade de transação.

Clique e ouça Isac Costa

Além de compras comuns, algumas contas também poderão ser pagas com o Pix. Entre elas, a conta de luz. O pagamento imediato, nesses casos, deve acelerar o religamento de energia para quem perdeu o prazo de pagamento, mas colocou a conta em dia.

Em casos de dúvidas, procure o seu gerente bancário e saiba mais informações sobre a Chave PIX e se seu banco oferece esta modalidade de transferência monetária.

Por Henrique Silva | Agência Brasil


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: