28/03/2025 às 07:36h
“No outono é sempre igual.” Seja na música ou no dia a dia, essa frase define estação que chegou na última semana no hemisfério sul. É nesse período que as crises respiratórias, tais como resfriado, gripe, asma, bronquite, sinusite e pneumonia tomam conta dos atendimentos nas unidades de saúde em Pará de Minas.
Essas doenças podem também evoluir para a Síndrome Respiratória Agudas Grave (SRAG). Cláudio Ferreira, médico no Programa Respirar Feliz da Secretaria Municipal de Saúde, enfatiza esses cuidados. Na ocasião, ele ainda pontua que o outono é um período em que a umidade tende a cair, o que demanda ainda mais atenção:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
A tendência nos próximos dias é de que a umidade fique baixa e as temperaturas caiam, sendo assim, um cenário ideal para a proliferação de vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório. O especialista também indica ações para um sistema imunológico mais “forte”:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
A Campanha de vacinação contra a influenza terá início no dia 7 de abril. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% da população de 81 milhões de brasileiros nos grupos prioritários.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
19/08/2026 - Terminal Urbano de Pará de Minas já tem data para começar a funcionar
19/08/2026 - Pipas na rede elétrica causam mais de 1,2 mil ocorrências em Minas neste ano
19/08/2026 - Golpe do “falso gerente” usa inteligência artificial para enganar clientes de bancos
18/08/2026 - Jovem que nasceu sem os dois braços conquista carteira de habilitação em Pará de Minas
18/08/2026 - Morre aos 93 anos Zé Penha, símbolo da cultura de Pará de Minas
18/08/2026 - Livro resgata 60 anos de história da Escola Estadual Fernando Otávio
18/08/2026 - Novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pará de Minas toma posse