12/06/2026 às 09:00h
Mais do que um festival de música, o Dipanas Blues vem apostando cada vez mais na ideia de ocupar a cidade e aproximar novos públicos da cultura. Em 2026, o projeto inicia uma nova fase: além de Pará de Minas, o circuito também chega a Nova Serrana, Divinópolis e Belo Horizonte com uma programação gratuita que mistura cinema, apresentações musicais e ações educativas.
Ao todo, serão dez eventos distribuídos entre junho e agosto, mostrando que o festival não acontece apenas no palco principal, mas também em diferentes formatos e espaços. Para um dos criadores do festival, Wilson Caldas, essa expansão acompanha um objetivo que existe desde o início do projeto, descentralizar o acesso à cultura e criar conexões:
Clique e ouça Wilson Caldas
A iniciativa conta novamente com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e segundo a responsável pela pasta, Isabel Faria, fortalecer projetos como esse é um pilar fundamental para o município:
Clique e ouça Isabel Faria
Isabel ainda comenta que entre os destaques desta edição está também uma valorização dos artistas locais, incluindo uma homenagem ao Benjamin de Oliveira, considerado um dos pioneiros das artes circenses no país:
Clique e ouça Isabel Faria
A abertura do circuito acontece neste domingo, às 17h, no Parque do Bariri, com o Dipanas Blues Pipoca, contendo uma sessão gratuita do filme “Escola de Rock”. A escolha do longa acompanha a identidade e proposta do evento, além de também marcar uma parceria especial com a Lev Termoplásticos, como explica o analista de Marketing, Rafael Vidal:
Clique e ouça Rafael Vidal
Já o gerente de marketing da Quatree, Rogério Valério, comenta a participação da empresa no projeto Dipanas Blues na Escola, que vai levar aproximadamente 400 estudantes da rede municipal para uma experiência educativa sobre a história e a influência do blues.
Clique e ouça Rogério Valério
A programação está recheada de atividades gratuitas e seguirá adiante até chegar o grande encontro do “Dipanas Blues Raízes Edition”, no dia 15 de agosto, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. Os detalhes podem ser conferidos diretamente no Instagram @festivaldipanasblues.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
27/05/2025 - Setor imobiliário aquecido eleva valores de aluguel em Pará de Minas
26/05/2025 - Segue reto a vida toda? Saiba quais são as ruas mais íngremes de Pará de Minas
26/05/2025 - Minas Gerais lidera debate sobre agro sustentável e desafios climáticos rumo à COP 30
26/05/2025 - Sindicato de Pará de Minas busca fortalecimento da convenção coletiva do setor elétrico
26/05/2025 - Pará de Minas pode ganhar creche para 120 crianças no João Paulo II