16/03/2026 às 07:44h
Oferecido sem custos pela rede pública, a vacina contra a bronquiolite tem como objetivo reduzir casos da doença, além de pneumonia e outras complicações respiratórias em recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.
Estudos clínicos mostram redução de até 81,8% dos casos graves de doença respiratória, causada nos primeiros 90 dias após o nascimento, e de 69,4% até os 180 dias.
Contudo, os cuidados básicos nos primeiros dias de vida seguem sendo a principal arma contra a doença, já que é a principal causa de infecções do trato respiratório inferior ocorrem em crianças menores de 2 anos.
O médico pediatra Cláudio Ferreira pontua que o aparecimento de casos dessas doenças tem início no outono, se agrava no inverno e se estende até parte da primavera:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
Nem toda febre exige uma ida ao pronto-socorro, mas alguns sintomas não podem esperar. Febre persistente por mais de três dias, prostração, recusa de alimentação, vômitos ou dificuldade respiratória, como respiração acelerada, marcando as costelas — são alguns sinais de alerta.
Para além dos sinais, o médico pediatra indica cuidados básicos para a saúde como por exemplo a ingestão de líquidos e alimentos ricos em vitaminas C:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
A vacina contra a bronquiolite está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas. O imunizante é aplicado na mãe grávida a partir da 28ª semana de gravidez.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
13/01/2025 - Cemig orienta sobre segurança com rede elétrica durantes férias escolares
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense