23/04/2026 às 08:49h
O período sazonal de transição entre o outono e o inverno é marcado por mudanças bruscas na temperatura, fator que naturalmente acende um alerta para o aumento das doenças respiratórias. É diante desse cenário, que autoridades da área da saúde reforçam que embora a fase mais crítica da pandemia tenha ficado para trás, a Covid-19 persiste e continua exigindo atenção no nosso dia a dia.
Reflexo disso são os dados da Secretaria de Estado de Saúde, que apontam que Minas Gerais registrou mais de 3 mil casos da doença no início de 2026. O número representa uma queda significativa em comparação ao mesmo período do ano passado, mas a redução não significa que o vírus parou de circular. Quem explica esse panorama é a referência técnica de Vigilância Epidemiológica Municipal, Maria de Lourdes Liguori:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
A situação exige atenção, e a especialista reforça que a vacinação continua sendo a principal barreira contra o agravamento desses casos. Hoje, o imunizante está disponível gratuitamente nos 853 municípios mineiros, sendo a forma mais segura de evitar internações e mortes:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
O foco principal são os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças, que possuem um cronograma específico de doses.
Para sustentar essa estratégia, o Ministério da Saúde informou nesta semana o envio de mais 2 milhões de doses para os estados. Segundo o órgão, a quantidade é suficiente para atender não só os grupos prioritários mas também as pessoas de 5 a 59 anos que ainda precisam de alguma dose de atualização, garantindo que ninguém fique desprotegido.
Vale lembrar, que apesar de o esforço para vacinar a população, a prevenção deve ser reforçada com atitudes simples, como explica Maria de Lourdes:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
O cenário atual de Minas Gerais é de maior tranquilidade, mas não de descuido. Unir o esquema vacinal atualizado com os cuidados básicos de higiene continua sendo a receita mais eficaz para atravessar esses meses de frio com mais saúde e segurança.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
23/04/2026 - Novas regras do Minha Casa, Minha Vida ampliam acesso ao financiamento
23/04/2026 - Fies abre nova chance para ingresso no ensino superior
23/04/2026 - Inscrições para curso gratuito de informática na FAPAM terminam nesta sexta
22/04/2026 - Editais abrem caminho para novos projetos culturais em Pará de Minas
22/04/2026 - Novas inscrições para contratação temporária na Educação são abertas em Minas
22/04/2026 - Cartelas da 34ª edição do Show de Prêmios da APAE já estão a venda
22/04/2026 - Pará de Minas recebe selo nacional por gestão na Assistência Social
20/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes