17/02/2025 às 07:20h
É necessário paciência e sagacidade para transitar pelas ruas Francisco Sales, São José e Delfim Moreira, no centro de Pará de Minas, no horário de almoço e no fim do dia.Desde o retorno das aulas escolares no último dia 10 de fevereiro, motoristas precisam de maestria na condução de veículos. O trânsito na região tem causado estresse às pessoas que buscam crianças nas escolas Torquato de Almeida e Governador Valadares.
Já os motoristas de vans precisam ter atenção com os pedestres e às vezes indisposição com pais que utilizam as áreas destinadas ao transporte escolar. O barulho da euforia das crianças, junto as buzinas dos que desejam sair do congestionamento são outros transtornos enfrentados por quem passa nesses locais:
Clique e ouça Aparecida Maria
Esse relato é da moradora Aparecida Maria, que atua no transporte escolar há anos. Na Praça Torquato de Almeida, ela tende a chegar cedo para encontrar vagas na área destinada aos veículos escolares, já que a partir das 16h30, a disputa pela área é grande:
Clique e ouça Aparecida Maria
Esses casos são recorrentes em chamados realizados pela equipe de trânsito da Guarda Civil Municipal. O subinspetor Edgar Xavier atua diariamente nessas áreas e volta a reforçar o respeito às normas de trânsito na porta das escolas:
Clique e ouça Edgar Xavier
Em outras situações, o veículo pode ser removido ao pátio credenciado do Detran. Estacionar em locais regulamentados, e não cumprir com as normas nas placas pode resultar em infração de trânsito, como multa de R$ 130,16 mais 4 pontos na CNH.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
13/05/2026 - Parque Girassol ampliará atendimento já realizado pelo CER IV em Pará de Minas
13/05/2026 - Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é criado no Brasil
13/05/2026 - Prefeitura busca solução para urbanizar bairro Senador Valadares
11/05/2026 - Nova lei regulamenta guarda compartilhada de pets em casos de separação no Brasil