30/01/2026 às 07:34h
O carnaval que começa daqui a 15 dias na maioria das cidades brasileiras, é a festa popular do país de maior expressividade. Festejado por foliões de diversas formas em cada região do Brasil, o evento atrai milhares de turistas do mundo para municípios mineiros.
Pará de Minas não conta com o Carnaval há pelo menos 10 anos. Mas, os anos 90 e 2.000 foram os períodos que mais badalaram os animados encontros que aconteciam em pontos conhecidos pela população como no Centro Literário.
Para falar sobre a conhecida festa popular brasileira, o Jornal da Cidade conversou com o artista João Batista, o qual abordou a história do carnaval de Pará de Minas que reunia grupos de artistas, músicos e sambistas de toda a região:
Clique e ouça João Batista
Ruas movimentadas e a presença de tradicionais marchinhas ditaram por anos o ritmo da folia na cidade. Entretanto, mesmo não fazendo mais parte do calendário festivo de Pará de Minas, as memórias daqueles que participaram em algum momento da folia ainda estão vivas:
Clique e ouça Povo fala
Entre os locais que reuniam expressivos número de pessoas estava a Rua Benedito Valadares, Praça Afonso Pena, Avenida Nova Serrana, Presidente Vargas, além do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.
No ano passado, a atual administração também não realizou a festa de rua, devido a crise econômica e a falta de tempo para organizar o evento. Contudo, de acordo com a Secretaria de Cultura, neste ano, o município vai apoiar o Carnaval dos Fios Brancos.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
07/04/2025 - 9ª Corrida Sicoob Ascicred reúne mais de 1.300 atletas durante o fim de semana
07/04/2025 - Doces artesanais são opções para compor cardápio das guloseimas da Páscoa
07/04/2025 - Delegado esclarece problemas sobre o agendamento para emissão da Carteira de Identidade
07/04/2025 - Vencimento da última parcela do IPVA 2025 começa nesta segunda
04/04/2025 - Minas Gerais e suas areas naturais que são um patrimônio e opção de turismo
04/04/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
04/04/2025 - Pará de Minas terá o maior edifício do Centro-Oeste Mineiro
04/04/2025 - Começa na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe em Pará de Minas