30/01/2026 às 07:34h
O carnaval que começa daqui a 15 dias na maioria das cidades brasileiras, é a festa popular do país de maior expressividade. Festejado por foliões de diversas formas em cada região do Brasil, o evento atrai milhares de turistas do mundo para municípios mineiros.
Pará de Minas não conta com o Carnaval há pelo menos 10 anos. Mas, os anos 90 e 2.000 foram os períodos que mais badalaram os animados encontros que aconteciam em pontos conhecidos pela população como no Centro Literário.
Para falar sobre a conhecida festa popular brasileira, o Jornal da Cidade conversou com o artista João Batista, o qual abordou a história do carnaval de Pará de Minas que reunia grupos de artistas, músicos e sambistas de toda a região:
Clique e ouça João Batista
Ruas movimentadas e a presença de tradicionais marchinhas ditaram por anos o ritmo da folia na cidade. Entretanto, mesmo não fazendo mais parte do calendário festivo de Pará de Minas, as memórias daqueles que participaram em algum momento da folia ainda estão vivas:
Clique e ouça Povo fala
Entre os locais que reuniam expressivos número de pessoas estava a Rua Benedito Valadares, Praça Afonso Pena, Avenida Nova Serrana, Presidente Vargas, além do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.
No ano passado, a atual administração também não realizou a festa de rua, devido a crise econômica e a falta de tempo para organizar o evento. Contudo, de acordo com a Secretaria de Cultura, neste ano, o município vai apoiar o Carnaval dos Fios Brancos.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
05/12/2025 - O Governo de Minas inaugurou mais uma sala multissensorial na APAE Pará de Minas
05/12/2025 - Cantor Marcelinho de Lima lança novo álbum em noite animada na Girus
05/12/2025 - Probabilidade de chuvas mais intensas em Pará de Minas gera alerta da Defesa Civil
05/12/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
04/12/2025 - Pará de Minas estabeleceu novas regras para a solicitação de exames laboratoriais
04/12/2025 - Faltando poucos dias para o Natal, famílias já se preparam para as confraternizações