30/09/2025 às 08:36h
A atividade tem como objetivo treinar a tropa em cenários realistas de desastres, conscientizar a população sobre como se proteger e agir em situações de alagamentos – uma realidade que já atingiu diferentes regiões do município em anos anteriores – e orientar sobre medidas de autoproteção e evacuação segura.
A ação de ontem simulou uma situação em que pessoas ficaram presas em áreas de difícil acesso devido à elevação do nível da água, exigindo técnicas específicas de resgate e mobilização de equipes, como explica sargento Salles, militar do Corpo de Bombeiros:
Clique e ouça Sargento Salles
O militar aproveitou para dar algumas dicas a população sobre como se proteger e agir em situações de alagamentos:
Clique e ouça Sargento Salles
O simulado do Corpo de Bombeiros contou com a participação da Polícia Militar (PM). Tenente Angélica, comandante da seção de comunicação da 19ª Companhia Independente, destacou que a principal função da PM em ocorrência dessa natureza, seria manter o isolamento e a segurança do local para assegurar o trabalho dos Bombeiros:
Clique e ouça Tenente Angélica
Também convidado a participar do simulado, a Guarda Civil Municipal aproveitar para treinar a função que exerceria em caso de ocorrências dessa natureza, como desatacou o comandante Lucas Costa:
Clique e ouça Lucas Costa
Importante órgão em ocorrências dessa natureza, a equipe da Defesa Civil de Pará de Minas também participou do simulado.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM/Bombeiros
20/08/2025 - PM se prepara para o retorno das atividades do PROERD neste segundo semestre
20/08/2025 - Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas
19/08/2025 - Mais Saúde Panelão promoverá bem-estar e diversão em corrida no Parque do Bariri
19/08/2025 - Câmara devolve R$ 2,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Pará de Minas
19/08/2025 - Posto Médico Legal deve ser inaugurado nos próximos dias, afirma vice-prefeito