Os empréstimos consignados, concedidos sem solicitação ou autorização, seguem sendo um dos principais alvos de reclamações por parte de aposentados e pensionistas. Os dados são apresentados pelo Procon, que alerta para possíveis medidas a serem tomadas.
Alguns consumidores costumam ser surpreendidos com depósitos em contas, ou descontos em folhas, relativos a valores disponibilizados por determinado banco a título de empréstimos consignados, ou seja, parcelas descontadas no benefício previdenciário do aposentado ou pensionista.
Ao contatar o Banco, os beneficiados têm tido dificuldade de solucionar o problema, daí procuram o Procon, como confirma Bruno Soares de Souza, coordenador do órgão em Pará de Minas, que orienta a população:
Clique e ouça Bruno Soares de Souza
A prática ilegal ocorre em todo o Brasil e os órgãos de defesa do consumidor têm lutado para coibir o abuso. Medidas estão sendo tomadas por diversos órgãos. Em Pará de Minas, já existem várias reclamações a respeito, como confirma Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Soares de Souza
O Procon de Pará de Minas funciona na Rua Sacramento, 317, centro. Mais informações pelos telefones: 3231-9292 e 3231-9226.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro
16/07/2025 - Feirinha de Carros Usados volta a ser promovida em Pará de Minas
16/07/2025 - Setor de vestuários segue aquecido durante o inverno em Pará de Minas
15/07/2025 - Golpistas têm se passado por profissionais da advocacia