04/06/2025 às 08:44h
O Custo Unitário Básico de Construção avançou 2,13% no primeiro quadrimestre em Minas Gerais. A alta foi influenciada pelo custo da mão de obra (3,65%) e do material (0,73%) – os dois principais componentes de precificação do setor. Os dados constam no levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais.
Em relação ao material, foi observada uma variação superior a 2024 nos primeiros meses do ano, mas ainda dentro da variação observada no País, sob impacto dos efeitos econômicos.
Em relação à mão de obra, o encarecimento é resultado de uma convenção coletiva antecipada, iniciada em novembro do ano passado, que resultou em aumento de 3,43% para a categoria.
Outro fator ligado ao encarecimento no custo da construção civil é a grande quantidade de obras x falta de trabalhadores, principalmente aqueles que não aceitam ganhar a média salarial, já que na maioria das vezes, acabam cobrando mais caro, fora da formalidade e devido a lei da oferta e procura, como confirma o assessor de base do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Pará de Minas e Igaratinga, José Roberto de Souza:
Clique e ouça José Roberto de Souza
Por outro lado, o sindicalista comemora a grande quantidade de emprego na construção civil atualmente ao contrário de outras épocas:
Clique e ouça José Roberto de Souza
Embora tenha acabado, a pandemia de Covid-19 ainda vem deixando um impacto significativo no setor da construção civil, provocando também aumento de custos nos últimos anos.
Por Sérgio Viana/Com informações do Diário do Comércio
Foto: Arquivo Espacial FM
07/10/2025 - Engesp pede a colaboração no descarte de lixos residenciais e comerciais pela cidade
06/10/2025 - HNSC firma parceria para aprimorar atendimentos de urgência e emergência
06/10/2025 - Aluno do Senai conquista medalha no Worldskills realizado em Brasília
03/10/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o final de semana
03/10/2025 - Veterinário explica comportamento atípico de capivara em caso no Parque dos Lagos