04/06/2025 às 08:44h
O Custo Unitário Básico de Construção avançou 2,13% no primeiro quadrimestre em Minas Gerais. A alta foi influenciada pelo custo da mão de obra (3,65%) e do material (0,73%) – os dois principais componentes de precificação do setor. Os dados constam no levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais.
Em relação ao material, foi observada uma variação superior a 2024 nos primeiros meses do ano, mas ainda dentro da variação observada no País, sob impacto dos efeitos econômicos.
Em relação à mão de obra, o encarecimento é resultado de uma convenção coletiva antecipada, iniciada em novembro do ano passado, que resultou em aumento de 3,43% para a categoria.
Outro fator ligado ao encarecimento no custo da construção civil é a grande quantidade de obras x falta de trabalhadores, principalmente aqueles que não aceitam ganhar a média salarial, já que na maioria das vezes, acabam cobrando mais caro, fora da formalidade e devido a lei da oferta e procura, como confirma o assessor de base do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Pará de Minas e Igaratinga, José Roberto de Souza:
Clique e ouça José Roberto de Souza
Por outro lado, o sindicalista comemora a grande quantidade de emprego na construção civil atualmente ao contrário de outras épocas:
Clique e ouça José Roberto de Souza
Embora tenha acabado, a pandemia de Covid-19 ainda vem deixando um impacto significativo no setor da construção civil, provocando também aumento de custos nos últimos anos.
Por Sérgio Viana/Com informações do Diário do Comércio
Foto: Arquivo Espacial FM
05/10/2026 - Eleitores avaliam as eleições em Pará de Minas e região
05/10/2026 - Forças de segurança e Justiça Eleitoral fazem balanço do pleito em Pará de Minas
05/10/2026 - Minas Gerais elege Domingos Sávio e Marília Campos para o Senado
05/10/2026 - Divinopolitano Cleitinho Azevedo é eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno
02/10/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
02/10/2026 - ELEIÇÕES 2026: Comparecimento às urnas também pode ser usado na prova de vida do INSS