02/04/2025 às 08:53h
Após duas semanas com informações parciais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível com dados completos desde ontem, 1º de abril. O atraso ocorreu por causa da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição. Com todos os dados disponíveis, os contribuintes terão acesso automático as várias informações necessárias na hora de declarar.
Mas o que muitos contribuintes não sabem é que, na hora de declarar o IRPF, é possível ajudar muitas pessoas por meio da destinação de até 3% do seu imposto devido em benefício dos Fundos da Infância e do Adolescente (FIAs) cadastrados de todo o Brasil.
As leis federais de incentivo também permitem que pessoas jurídicas destinem até 1% do seu tributo devido aos fundos. O empresário Antônio Júlio de Faria, todo ano realiza a destinação de parte deste valor para instituições que realizam diversos projetos sociais na cidade:
Clique e ouça Antônio Júlio
Os recursos repassados pelos declarantes têm feito a diferença em
muitas instituições beneficiadas em Pará de Minas. A iniciativa
contribui para a implementação de projetos educacionais ou
culturais beneficiando centenas de crianças e adolescentes que fazem
parte de importantes projetos na cidade. Ana Paula Carvalho, gerente
socioeducativa no Patronato destaca como a contribuição é
importante para a instituição:Clique e ouça Ana Paula Carvalho
No ato da declaração do IRRF, as pessoas podem contribuir com os projetos sociais dos Fundo Para Infância e Adolescência, destinando até 3% do seu imposto devido. O montante a ser destinado é indicado pelo próprio programa da Receita Federal e o contribuinte não tem nenhum ônus com esse tipo de destinação. Isso pode ser feito até o dia 30 de maio.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/07/2026 - Chegada da estiagem acende alerta para aumento dos incêndios em vegetação
01/07/2026 - Ampliação da hemodiálise em Minas Gerais busca reduzir desgaste de pacientes
01/07/2026 - Governo federal lança Plano Safra 2026/2027 de R$ 525,1 bilhões
30/06/2026 - Parque Girassol; um espaço multisenssensorial público
30/06/2026 - Mobilização da Credirural fortalece o Junho Vermelho em Pará de Minas
30/06/2026 - Nova exigência para primeira CNH em Minas inclui exame toxicológico; entenda o que muda
29/06/2026 - Reclamações e transtornos com relação a área da Saúde Pública em Pará de Minas