O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizou na última segunda-feira (27/1), 21 mortes por dengue no país em 2025, sendo duas delas registradas no estado mineiro, onde outros oito óbitos estão em investigação.
Os casos da doença, que tradicionalmente aumentam durante o verão, começaram o ano em um patamar mais baixo do que o registrado em 2024. No entanto, as suspeitas confirmadas não deixam de preocupar as autoridades, uma vez que sorotipos mais fortes estão em circulação.
Douglas Duarte, coordenador de Vigilância Ambiental, pontua que o cenário estadual é resultado do acumulo de negligências coletivas, que representam os erros constantes em relação a falta de eliminação dos focos de proliferação da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
O coordenador ainda relembra que, mesmo com destaque para a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de outras arboviroses que podem comprometer o funcionamento dos serviços de saúde:
Clique e ouça Douglas Duarte
Em janeiro do ano passado, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue, cenário que resultou no decreto de emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estavam em situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para transmissão da doença.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
21/10/2026 - Cadastro escolar para 2027 já está aberto em Minas Gerais
21/10/2026 - CNH: Detran-MG orienta motoristas sobre prorrogação excepcional da validade
21/10/2026 - Fórum em Pará de Minas vai apresentar plano municipal sobre álcool e outras drogas
20/10/2026 - Campo do Rio Branco é tema de questionamentos sobre as condições de manutenção
20/10/2026 - Abraco promove programação especial para o Outubro Rosa
20/10/2026 - Mais de 4 mil seções eleitorais têm locais alterados para o 2º turno
20/10/2026 - Da onda de calor à chuva e ao frio: como proteger os pets dessas mudanças no tempo
19/10/2026 - Senado aprova PEC que prevê mudanças na escala de trabalho 6x1
19/10/2026 - Tecnologia assistiva amplia autonomia e acesso à reabilitação pelo SUS em Pará de Minas