De segunda a sexta, das 8h as 17h
O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizou na última segunda-feira (27/1), 21 mortes por dengue no país em 2025, sendo duas delas registradas no estado mineiro, onde outros oito óbitos estão em investigação.
Os casos da doença, que tradicionalmente aumentam durante o verão, começaram o ano em um patamar mais baixo do que o registrado em 2024. No entanto, as suspeitas confirmadas não deixam de preocupar as autoridades, uma vez que sorotipos mais fortes estão em circulação.
Douglas Duarte, coordenador de Vigilância Ambiental, pontua que o cenário estadual é resultado do acumulo de negligências coletivas, que representam os erros constantes em relação a falta de eliminação dos focos de proliferação da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
O coordenador ainda relembra que, mesmo com destaque para a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de outras arboviroses que podem comprometer o funcionamento dos serviços de saúde:
Clique e ouça Douglas Duarte
Em janeiro do ano passado, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue, cenário que resultou no decreto de emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estavam em situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para transmissão da doença.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
22/01/2025 - Calor faz aumentar o movimento de pessoas em espaços verdes de Pará de Minas
22/01/2025 - PAS: Prefeitura mantêm pagamento de beneficio aos servidores públicos
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h