29/12/2025 às 07:36h
O verão é marcado por dias mais longos, sensação térmica elevada e também pelo aumento das atividades físicas e lazer. Diante disso, a população deve redobrar os cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele.
O Brasil está entre os países com maior índice de radiação solar do mundo. A exposição do corpo aos horários de maior intensidade da radiação ultravioleta seja em lagos, piscinas, praças públicas demanda proteção.
Laura Salles, médica dermatologista na Faculdade de Ciência Médicas de Minas Gerais (CMMG), destaca as queimaduras de pele como uma das complicações da exposição solar. A profissional ainda orienta a população:
Clique e ouça Laura Salles
A radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças de pele. A exposição acumulada ao longo da vida, mesmo quando não resulta em queimaduras aparentes, causa danos ao DNA das células:
Clique e ouça Laura Salles
A prevenção é o ponto central do Dezembro Laranja e começa com a proteção solar diária. As medidas incluem: uso de protetor solar com FPS 30 ou mais, reaplicado a cada 2 a 3 horas; Evitar a exposição entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa; uso de roupas com proteção UV, chapéu e óculos de sol e hidratação adequada.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024
08/01/2025 - Chuvas causam quedas de árvores e postes em Ascensão