29/12/2025 às 07:36h
O verão é marcado por dias mais longos, sensação térmica elevada e também pelo aumento das atividades físicas e lazer. Diante disso, a população deve redobrar os cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele.
O Brasil está entre os países com maior índice de radiação solar do mundo. A exposição do corpo aos horários de maior intensidade da radiação ultravioleta seja em lagos, piscinas, praças públicas demanda proteção.
Laura Salles, médica dermatologista na Faculdade de Ciência Médicas de Minas Gerais (CMMG), destaca as queimaduras de pele como uma das complicações da exposição solar. A profissional ainda orienta a população:
Clique e ouça Laura Salles
A radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças de pele. A exposição acumulada ao longo da vida, mesmo quando não resulta em queimaduras aparentes, causa danos ao DNA das células:
Clique e ouça Laura Salles
A prevenção é o ponto central do Dezembro Laranja e começa com a proteção solar diária. As medidas incluem: uso de protetor solar com FPS 30 ou mais, reaplicado a cada 2 a 3 horas; Evitar a exposição entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa; uso de roupas com proteção UV, chapéu e óculos de sol e hidratação adequada.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
22/05/2026 - MUSPAM mantém viva a história e a memória de Pará de Minas
22/05/2026 - Dia Nacional do Café reflete mudança no consumo e crescimento das cafeterias gourmet
21/05/2026 - Suspeita de golpe: Homem usa nome de padre para pedir dinheiro em Pará de Minas
21/05/2026 - Nova linha de crédito é lançada para motoristas de aplicativo e taxistas
21/05/2026 - Embalos do Centro Literário retorna com clássicos dos anos 70, 80 e 90