29/08/2025 às 07:47h
A desapropriação de um terreno no povoado de Guardas, zona rural de Pará de Minas, marcou o início para a implantação da Rota Turístico Cultural Benjamim de Oliveira. O anúncio foi feito na última segunda-feira (25/8), na sede da prefeitura.
A Rota Benjamin de Oliveira está localizada no caminho da antiga linha férrea que ligava a Vila do Pará até a Sétima Vila do Ouro do Estado de Minas, atual cidade de Pitangui. Mais especificamente, é o trecho remanescente entre a Estação do Pará e o povoado de Guardas.
O caminho segue o sentido do leito do Ribeirão Paciência e tem potencial turístico por seus atrativos naturais, ambientais, históricos, culturais, religiosos e esportivos.
A instituição da Rota Benjamim de Oliveira foi aprovada pela Lei 6556/2021, de autoria do então vereador na época, Juninho Jr, hoje diretor de Turismo da Prefeitura. A atual gestão municipal abraçou a ideia e entendendo o potencial turístico do local, resolveu fazer os investimentos necessários, como confirma o vice-prefeito Luiz Lima:
Clique e ouça Luiz Lima
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale acredita que a rota vai fomentar a economia do município, e principalmente, do povoado de Guardas:
Clique e ouça Paulo Francisdale
O diretor de Turismo, Juninho Jr parabenizou a atual gestão municipal por tirar a lei do papel após várias tratativas:
Clique e ouça Juninho Jr
O vereador Gustavo Duarte, um dos responsáveis pela ideia, acredita que a rota será um sucesso para o turismo de Pará de Minas:
Clique e ouça Gustavo Duarte
A rota já é bastante frequentada por praticantes de caminhada, corrida e ciclismo. O percurso já faz parte de dois roteiros ciclo turísticos, Caminho dos Bandeirantes e Circuito UAI.
Por JC Notícias
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
18/11/2025 - Leilão para vender terreno do Clube da Prefeitura não tem nenhum lance
18/11/2025 - Vereador Marcílio sofre queimaduras no corpo após vazamento de gás em sua lanchonete
17/11/2025 - Serviço Geológico do Brasil mapeia áreas de risco em Pará de Minas
17/11/2025 - Enem: provas foram longas, mas com questões fáceis, dizem candidatos