Capa da Página Dezembro Laranja: campanha visa conscientizar sobre os cuidados com o câncer de pele - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/12/2020 às 08:00h

Dezembro Laranja: campanha visa conscientizar sobre os cuidados com o câncer de pele

Facebook

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado "Dezembro Laranja". Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

Assim como nos anos anteriores, neste ano o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha, mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas de proteção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a médica, Dra. Márcia Carneiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em entrevista, ela explica inicialmente o que é a campanha e os motivos para promovê-la:

Clique e ouça Dra. Márcia Carneiro

Dra. Márcia ressalta as partes mais acometidas pelo câncer de pele e como é a prevenção desse tipo da doença:

Clique e ouça Dra. Márcia Carneiro

A médica especialista em dermatologia ressalta ainda os cuidados com o sol e a necessidade dos protetores solares:

Clique e ouça Dra. Márcia Carneiro

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para os próximos anos, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: