Capa da Página Dia Nacional do Rádio: professor destaca as transformações no formato de se comunicar - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/09/2025 às 08:29h

Dia Nacional do Rádio: professor destaca as transformações no formato de se comunicar

Facebook

O rádio chegou ao Brasil nos anos 1920, inicialmente como um meio de comunicação experimental. A primeira transmissão radiofônica no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. Na ocasião, foram transmitidos o discurso do presidente Epitácio Pessoa e trechos da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

O rádio se consolidou como meio de comunicação na década de 1950, conhecida como a “Era de Ouro”, quando as emissoras passaram a exibir programas de música, jornalismo, novelas, humor e de auditório, conquistando milhões de ouvintes.

Foi, também, essencial durante o governo de Getúlio Vargas, que usou o veículo para se comunicar com a população. A partir dos anos 1970, o rádio passou por transformações com a chegada da FM (Frequência Modulada), oferecendo melhor qualidade de som e programação segmentada.

Para o radialista e professor universitário, Getúlio Távora, o rádio vem acompanhando mudanças na forma de se comunicar com os ouvintes:

Clique e ouça Getúlio Távora 

De acordo com a evolução, o radiojornalismo encontrou outro canal de comunicação no início do século e vem a cada dia mais se mostrando como uma proposta de ampliação para os alcances desta mídia tão tradicional: o podcast. Para Getúlio, a semelhança na apresentação não é a única questão:

Clique e ouça Getúlio Távora 

A data é uma homenagem ao nascimento de Edgar Roquette Pinto, em 1884, comunicador que foi o responsável pela primeira transmissão ocorrida no Brasil, enfatizando a capacidade adaptativa desse meio de comunicação para continuar sendo uma fonte acessível de entretenimento, informação e educação.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: