De segunda a sexta, das 8h as 17h
25/09/2025 às 08:29h
O rádio chegou ao Brasil nos anos 1920, inicialmente como um meio de comunicação experimental. A primeira transmissão radiofônica no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. Na ocasião, foram transmitidos o discurso do presidente Epitácio Pessoa e trechos da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
O rádio se consolidou como meio de comunicação na década de 1950, conhecida como a “Era de Ouro”, quando as emissoras passaram a exibir programas de música, jornalismo, novelas, humor e de auditório, conquistando milhões de ouvintes.
Foi, também, essencial durante o governo de Getúlio Vargas, que usou o veículo para se comunicar com a população. A partir dos anos 1970, o rádio passou por transformações com a chegada da FM (Frequência Modulada), oferecendo melhor qualidade de som e programação segmentada.
Para o radialista e professor universitário, Getúlio Távora, o rádio vem acompanhando mudanças na forma de se comunicar com os ouvintes:
Clique e ouça Getúlio Távora
De acordo com a evolução, o radiojornalismo encontrou outro canal de comunicação no início do século e vem a cada dia mais se mostrando como uma proposta de ampliação para os alcances desta mídia tão tradicional: o podcast. Para Getúlio, a semelhança na apresentação não é a única questão:
Clique e ouça Getúlio Távora
A data é uma homenagem ao nascimento de Edgar Roquette Pinto, em 1884, comunicador que foi o responsável pela primeira transmissão ocorrida no Brasil, enfatizando a capacidade adaptativa desse meio de comunicação para continuar sendo uma fonte acessível de entretenimento, informação e educação.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/04/2026 - Pará de Minas investe mais de R$ 2 milhões para reforçar sinalização no trânsito
28/04/2026 - Dia Mundial da Educação foi tema do Comentário de Hélverte Moreira
28/04/2026 - Cinebiografia de Michael Jackson bate recorde e inspira artista de Pará de Minas
28/04/2026 - Banda de Pitangui se prepara para disputar Campeonato Mundial no México, em junho
28/04/2026 - Paciente reclama de demora de 9 meses por consulta em Pará de Minas
28/04/2026 - Educação volta atenção para valorização dos profissionais em Pará de Minas
27/04/2026 - Cavalgada de Pará de Minas já tem data definida
27/04/2026 - Vacinação nas escolas mobiliza o país e segue cronograma próprio em Pará de Minas
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
