22/02/2021 às 07:43h
Na última semana, Pará de Minas recebeu cinco pacientes vindos de cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba acometidos com Covid-19. As pessoas infectadas com o novo Coronavírus tiveram de ser transferidas para cidades do Centro-Oeste devido a falta de profissionais de saúde e de leitos suficientes em Monte Carmelo e Coromandel.
O governo do estado de Minas Gerais, ao notar as dificuldades enfrentadas em duas grandes regiões, enviou na última quarta-feira (17) uma força-tarefa, encabeçada pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
Clique e ouça Romeu Zema
Romeu Zema destaca que existe muita dificuldade para contratar profissionais da saúde neste momento de segunda onda da pandemia:
Clique e ouça Romeu Zema
Cabe ressaltar que a regulação do SUS – Sistema Único de Saúde é feita pelo governo de cada estado, logo, em Minas Gerais, é a administração estadual que indica as regiões e cidades que vão receber pacientes de outras localidades.
Além de Pará de Minas, que atendeu os casos de Covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, Divinópolis também recebeu alguns pacientes vindos do triângulo mineiro e alto paranaíba para serem tratados no Complexo de Saúde São João de Deus.
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM | Divulgação