Capa da Página Direito e proteção de crianças e adolescentes é desafio para conselheiros em 2024 - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/10/2023 às 07:43h

Direito e proteção de crianças e adolescentes é desafio para conselheiros em 2024

Facebook

Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública apontam que foram registrados em Minas Gerais, 620 casos de violência infantil e 871 de violência sexual. O número chama atenção por ser mais da metade dos casos apresentados em 2022.

A eleição no último fim de semana que escolheu representantes do Conselho Tutelar têm como um dos objetivos representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar, comunitária e também contribuir na mudança dessa triste realidade.

Ao Jornal da Cidade, Diego Alves, coordenador-geral de fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, fala da importância do trabalho desempenhado pelos conselheiros tutelares, já que são eles que garantem o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes:

Clique e ouça Diego Alves

Ainda segundo dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, cerca de seis crianças e adolescentes são vítimas de abuso sexual por hora no Brasil; são 126 abusos sexuais por dia no país contra este público. Apenas nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 1.491 casos de violência infantil em Minas Gerais. O trabalho em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Pará de Minas foi comentado pelo chefe da instituição em Pará de Minas:

Clique e ouça Carlos Henrique Gomes

Érika Emília, Rosilene Alves, Sara Duarte, Marília Aparecida e Sara Silva foram os candidatos eleitos no Conselho Tutelar. Para confirmação destes conselheiros é necessário aguardar o período para apresentação de recursos e dar por encerrado o processo eleitoral que os tornarão empossados no início de 2024.

Nesta manhã, a representante da comissão responsável pela eleição dos conselheiros tutelares, Laudelina Ferreira falará com a imprensa local sobre os resultados em Pará de Minas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Arquivos Prefeitura e JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: