Com o avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil, especialmente aqueles relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surgiu um aumento significativo nas tentativas de golpes digitais.
Aposentados e beneficiários, muitas vezes menos familiarizados com a tecnologia, tornaram-se alvos frequentes de criminosos que utilizam métodos como chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos falsos para aplicar fraudes.
Em Pará de Minas, infelizmente, esses golpes também continuam crescendo, como confirma o coordenador do Procon, Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Souza
Bruno Souza alerta e orienta que familiares, além de pessoas próximas de idosos e pensionistas, ajudem a evitar esses golpes:
Clique e ouça Bruno Souza
As fraudes digitais seguem em alta no Brasil, e Minas Gerais está entre os estados mais afetados. No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 302.197 tentativas de fraude em território mineiro, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número faz parte do levantamento que aponta um cenário preocupante para toda a região Sudeste, que concentrou 1,63 milhão de ocorrências no período — 47,2% de todos os golpes identificados no País.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
21/11/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o fim de semana
21/11/2025 - Ponto facultativo nesta sexta-feira (21) na Prefeitura
21/11/2025 - Nutricionista fala sobre a importância da alimentação saudável
19/11/2025 - Mapeamento e vistoria das áreas de risco em Pará de Minas
19/11/2025 - Evento Street Louvor será realizado no próximo sábado no Parque do Bariri
19/11/2025 - Feriado da Consciência Negra: Saiba o que vai abrir e fechar nesta quinta (20)!