Com o avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil, especialmente aqueles relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surgiu um aumento significativo nas tentativas de golpes digitais.
Aposentados e beneficiários, muitas vezes menos familiarizados com a tecnologia, tornaram-se alvos frequentes de criminosos que utilizam métodos como chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos falsos para aplicar fraudes.
Em Pará de Minas, infelizmente, esses golpes também continuam crescendo, como confirma o coordenador do Procon, Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Souza
Bruno Souza alerta e orienta que familiares, além de pessoas próximas de idosos e pensionistas, ajudem a evitar esses golpes:
Clique e ouça Bruno Souza
As fraudes digitais seguem em alta no Brasil, e Minas Gerais está entre os estados mais afetados. No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 302.197 tentativas de fraude em território mineiro, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número faz parte do levantamento que aponta um cenário preocupante para toda a região Sudeste, que concentrou 1,63 milhão de ocorrências no período — 47,2% de todos os golpes identificados no País.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG
01/09/2025 - Exigência do CRLV 2025 começa nesta segunda para veículos com finais de placa 1, 2 e 3
01/09/2025 - Secretaria de Saúde muda distribuição de fraldas geriátricas em Pará de Minas