Com o avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil, especialmente aqueles relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surgiu um aumento significativo nas tentativas de golpes digitais.
Aposentados e beneficiários, muitas vezes menos familiarizados com a tecnologia, tornaram-se alvos frequentes de criminosos que utilizam métodos como chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos falsos para aplicar fraudes.
Em Pará de Minas, infelizmente, esses golpes também continuam crescendo, como confirma o coordenador do Procon, Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Souza
Bruno Souza alerta e orienta que familiares, além de pessoas próximas de idosos e pensionistas, ajudem a evitar esses golpes:
Clique e ouça Bruno Souza
As fraudes digitais seguem em alta no Brasil, e Minas Gerais está entre os estados mais afetados. No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 302.197 tentativas de fraude em território mineiro, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número faz parte do levantamento que aponta um cenário preocupante para toda a região Sudeste, que concentrou 1,63 milhão de ocorrências no período — 47,2% de todos os golpes identificados no País.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
25/11/2025 - Sindicato da Construção Civil realiza as negociações salariais para 2026
25/11/2025 - Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas alerta produtores rurais no combate a dengue
24/11/2025 - Funcionários da obra do novo fórum reclamam de atrasos de salário
24/11/2025 - Câmara quer explicações sobre multas por meio do Olho Vivo!
21/11/2025 - A história da Lais, que ficou internada por 198 dias no HNSC, foi destaque no JC