Capa da Página ‘Doenças invisíveis’ afastam milhares de pessoas dos postos de trabalho - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/02/2026 às 07:31h

‘Doenças invisíveis’ afastam milhares de pessoas dos postos de trabalho

Facebook

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, o volume de trabalhadores que se afastaram do trabalho teve uma alta de 15% em menos de três anos.

Foram concedidos cerca de 486 mil benefícios por incapacidade temporária no ano de 2024. O levantamento aponta que houve um desafio sobre a situação laboral de pessoas com algum tipo de transtorno.

Já em 2025, o cenário laboral enfrentou desafio significativo no estado, onde mais de 560 mil trabalhadores precisaram se afastar temporariamente das funções por motivos de saúde.

Segundo o psicólogo, Evandro Alvimar, o principal transtorno mental que surge é a Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional, que leva o trabalhador a apresentar esses sintomas:

Clique e ouça Evandro Alvimar

O crescimento segue tendência nacional, que atingiu o maior patamar desde 2021. No Brasil, o total de profissionais que interromperam as atividades por mais de 15 dias ultrapassou a marca de 4,12 milhões.

Já para a profissional em saúde, Luciana Romano, as condições de trabalho, falta de valorização, poucas perspectivas e ambientes saturados no ponto de vista emocional tem contribuído para essa realidade:

Clique e ouça Luciana Romano

O afastamento do ambiente de trabalho também tem afetado o setor público. Em Pará de Minas, por exemplo, a Junta Médica da Prefeitura informou que em 2025 recebeu de servidores públicos municipais, 8.287 atestados médicos.

O elevado número dessas declarações médicas que certificaram o afastamento temporário de servidores levou a Secretaria de Gestão Pública a iniciar a avaliação da situação laboral do funcionalismo público, em todas as áreas da administração municipal.

Por JC Notícias

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: