15/10/2025 às 08:22h
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são recorrentes os casos de pacientes que marcam consultas com agentes de saúde, ou no próprio Ambulatório Médico de Especialidades (AME), e que não comparecem aos consultórios.
Por mês, cerca de 5 mil consultas são marcadas para algum tipo de especialidade na Secretaria de Saúde, mas, um levantamento elaborado pela equipe da Atenção Primária mostra que o número chega a quase 15% dos pacientes.
Outro ponto abordado diz respeito a duplicidade de consultas médicas no processo de agendamento, considerado um fator que tem prejudicado o fluxo de atendimentos como enfatiza o secretário municipal de saúde, Gilberto Denoziro:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Atualmente as consultas são marcadas com a demanda vinda da Unidade Básica de Saúde do cidadão, aquela na qual está referenciada pelo seu endereço. Após a marcação, o paciente é avisado com antecedência sobre a consulta:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Com o intuito de amenizar os transtornos relativos aos problemas de absenteísmo (15% das desistências) e duplicação de consultas (7% das consultas), a Secretaria de Saúde vai contratar mais um profissional para a confirmação com antecedência do comparecimento ao ambulatório.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Google
28/01/2025 - Minas Gerais é o estado com o maior número de estudantes aprovados no Sisu 2025
28/01/2025 - Incertezas tomam conta de pais de alunos da Escola Pereira da Costa
27/01/2025 - Alunos são agredidos em festa universitário; PC vai investigar o caso
27/01/2025 - Instituições se preparam para o retorno das aulas nas redes de ensino de Pará de Minas
27/01/2025 - 192 VoIP; Samu reforça uso de aplicativo para solicitar atendimento
27/01/2025 - Infiltração de água das chuvas preocupa pacientes da Maternidade de Pará de Minas
24/01/2025 - 3ª edição: Jogos Abertos de Pará de Minas movimentarão quadras e espaços da cidade