Capa da Página Durante manifestação, moradores do Grão Pará cobram o retorno da rota escolar para estudantes do bairro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

05/02/2026 às 08:33h

Durante manifestação, moradores do Grão Pará cobram o retorno da rota escolar para estudantes do bairro

Facebook

Pais, responsáveis por alunos e moradores do Grão Pará fizeram uma manifestação na porta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prefeito Raymundo Mendonça, para cobrar o retorno da rota escolar para estudantes do bairro.

Conforme já divulgado em Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado sobre o fim do contrato que sobre a rota de transporte escolar do bairro Grão Pará.

O secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio dos Santos explicou na ocasião que os alunos cuja distância entre a residência e a escola for superior a 2 quilômetros terão direito ao transporte, conforme lei, porém segundo ele, de todas as rotas atendidas pela prefeitura, apenas a do bairro Grão Pará estava com distância inferior. Ainda segundo ele, a medida geraria economia para o município.

A explicação não foi aceita pelo vereador Cristiano Fernandes (REPUBLICANOS), morador e representante político do bairro, o qual buscou informações e se embasou na legislação (LDB Lei nº 9.394/96 e CF/88), que garante transporte escolar gratuito para alunos da rede pública, mas não estabelece uma distância fixa de 2km.

A informação também contrariou a comunidade escolar do bairro, que não concordaram com a medida, alegando que o fim da rota geraria prejuízos para o ensino dos alunos.

Na última terça-feira (3/2), o vereador Cristiano Fernandes voltou a procurar o secretário Marcos Aurélio, o qual decidiu voltar o transporte escolar no Grão Pará, porém colocando apenas um ponto de embarque pano bairro. Mesmo assim, a população não concordou e decidiu fazer uma manifestação na porta da CMEI da comunidade. Segundo eles, a alteração feita não atende as crianças da maneira correta. Algumas mães ainda alegam o medo de crimes contra os estudantes:

Clique e ouça Odair Raimundo

O vereador Cristiano Fernandes esteve na manifestação, apoiou os manifestantes e confirmou a conversa com o secretário sobre a colocação de mais um ponto:

Clique e ouça Cristiano Fernandes

O secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio dos Santos confirma que deixará apenas um ponto no Grão Pará para atender todo o bairro e afirmou que os alunos cuja distância entre a residência e a escola for inferior a 2 quilômetros, elas não terão direito ao transporte, conforme lei,

Clique e ouça Marcos Aurélio dos Santos

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, atualmente 2.700 alunos são atendidos pelo transporte escolar em Pará de Minas, além de 300 estudantes que recebem o Transcard.

Por Sérgio Viana

Foto: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: