06/05/2026 às 08:34h
Tá acabando: Eleitoras e eleitores de todo o país têm até esta quarta-feira (6/5), para tirar o primeiro título ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado para a organização das Eleições 2026.
O prazo vale para serviços como alistamento eleitoral (emissão do primeiro título), transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados cadastrais, incluindo regularização de pendências. O atendimento pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento, para quem já possui biometria cadastrada.
De acordo com Lei das Eleições, nenhum requerimento de inscrição ou transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição. Por isso, a partir de amanhã, de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento online, permanecendo assim até novembro de 2026.
Moisés Januário, chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas faz o último alerta a população e explica quais documentos são necessários para regularizar ou tirar o primeiro título:
Clique e ouça Moisés Januário
Consequências para quem perder o prazo
Quem não regularizar a situação até o fim do prazo ficará impedido de votar nas eleições deste ano e poderá enfrentar restrições administrativas, como dificuldades para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
26/09/2025 - Faixa Azul avança na prefeitura e será implementado no início de 2026
25/09/2025 - Edição do projeto Estação Afro vai contar com o show Noite do Samba e do Pagode
25/09/2025 - Dia Nacional do Rádio: professor destaca as transformações no formato de se comunicar
24/09/2025 - Cantor mirim fala sobre sua paixão pela música sertaneja