30/10/2025 às 08:24h
Os empregadores domésticos com dívidas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até sexta-feira (31) para regularizar a situação. O Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) começou a enviar notificações em 17 de setembro após identificar débitos de 80.506 empregadores cadastrados no eSocial.
Os avisos são feitos por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), sistema de comunicação entre auditores-fiscais do trabalho e empresas, autônomos com CNPJ, empregadores domésticos e Microempreendedores individuais (MEIs). A advogada Brenda Silva orienta trabalhadores e empregadores quanto a regularização da pendência trabalhista:
Clique e ouça Brenda Silva
As notificações foram enviadas a partir do cruzamento de dados do eSocial e da Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo. Quem não quitar a dívida até o fim do mês poderá ser alvo de ação fiscal, com cobrança formal e multa. O valor não foi informado.
Clique e ouça Brenda Silva
Ao todo, as dívidas superam R$ 375 milhões, afetando cerca de 154 mil trabalhadores domésticos. O não depósito caracteriza falta grave e o trabalhador pode por lei entrar com uma ação trabalhista de rescisão direta com o empregador sem perder os seus direitos previstos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Por Diário do Comércio MG e JC Notícias
Fotos: JC Notícias
13/05/2026 - Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é criado no Brasil
13/05/2026 - Prefeitura busca solução para urbanizar bairro Senador Valadares
11/05/2026 - Nova lei regulamenta guarda compartilhada de pets em casos de separação no Brasil
11/05/2026 - Uso de canetas emagrecedoras cresce e especialistas alertam para efeitos na pele
11/05/2026 - Prefeitura estuda realizar obras de drenagem pluvial no bairro São Francisco
11/05/2026 - Exposição na ABRACO transforma arte em acolhimento e homenagem às mulheres e mães
11/05/2026 - Proposta de escolas cívico-militares divide opiniões em Pará de Minas
11/05/2026 - Maio Amarelo reforça a empatia no trânsito e mobiliza ações em Pará de Minas
11/05/2026 - Detran-MG realiza leilões de veículos em Pará de Minas e outras 27 cidades do interior