09/04/2025 às 07:35h
Empresas com trabalhadores celetistas devem se atentar para a atualização da Norma Regulamentadora NR-01, que passa a vigorar a partir do dia 26 de maio de 2025. As novas diretrizes tornam obrigatórios a identificação e o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, incluindo estratégias para prevenir o assédio e a violência.
Essas ações deverão ser incluídas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) do empregador, que é uma ferramenta para a gestão de riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.
Segundo a advogada Rafaela Mendonça, especialista em Direito Empresarial Trabalhista, até então, a norma se concentrava em fatores físicos e ambientais, como o uso correto de equipamentos e a ergonomia. Com a atualização, os riscos à saúde mental terão a mesma importância, exigindo das empresas todo um trabalho de identificação, prevenção e combate:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
Para minimizar os riscos, as empresas deverão implementar medidas, como treinamento para sensibilização dos colaboradores, promoção de programas e atividades voltadas para o bem-estar mental e serviços de apoio psicológico e psiquiátrico:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
A advogada ainda destaca que a participação do colaborador no processo de identificação e prevenção é fundamental, pois é um ganho coletivo e não apenas da empresa ou do funcionário:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
O PGR é um documento obrigatório nas empresas com funcionárias celetistas, portanto, segundo Rafaela, é fundamental que os empregadores atualizem as normas e se preparem para as novas regras, já que haverá fiscalização por parte do Ministério Público do Trabalho.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Pessoal
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro
16/07/2025 - Feirinha de Carros Usados volta a ser promovida em Pará de Minas
16/07/2025 - Setor de vestuários segue aquecido durante o inverno em Pará de Minas
15/07/2025 - Golpistas têm se passado por profissionais da advocacia