09/04/2025 às 07:35h
Empresas com trabalhadores celetistas devem se atentar para a atualização da Norma Regulamentadora NR-01, que passa a vigorar a partir do dia 26 de maio de 2025. As novas diretrizes tornam obrigatórios a identificação e o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, incluindo estratégias para prevenir o assédio e a violência.
Essas ações deverão ser incluídas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) do empregador, que é uma ferramenta para a gestão de riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.
Segundo a advogada Rafaela Mendonça, especialista em Direito Empresarial Trabalhista, até então, a norma se concentrava em fatores físicos e ambientais, como o uso correto de equipamentos e a ergonomia. Com a atualização, os riscos à saúde mental terão a mesma importância, exigindo das empresas todo um trabalho de identificação, prevenção e combate:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
Para minimizar os riscos, as empresas deverão implementar medidas, como treinamento para sensibilização dos colaboradores, promoção de programas e atividades voltadas para o bem-estar mental e serviços de apoio psicológico e psiquiátrico:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
A advogada ainda destaca que a participação do colaborador no processo de identificação e prevenção é fundamental, pois é um ganho coletivo e não apenas da empresa ou do funcionário:
Clique e ouça Rafaela Mendonça
O PGR é um documento obrigatório nas empresas com funcionárias celetistas, portanto, segundo Rafaela, é fundamental que os empregadores atualizem as normas e se preparem para as novas regras, já que haverá fiscalização por parte do Ministério Público do Trabalho.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Pessoal
05/02/2026 - Especialistas denunciam violência contra pessoas idosas
05/02/2026 - Advogado reforça os canais de comunicação com o Procon em Pará de Minas
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores
04/02/2026 - Advogado explica regras específicas para comprovação de atividade rural
04/02/2026 - Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável
03/02/2026 - ‘Doenças invisíveis’ afastam milhares de pessoas dos postos de trabalho