23/10/2026 às 07:35h
Poucos dias após inaugurar a pavimentação da estrada de acesso a Caetano Preto – obra realizada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) – o prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco, confirmou que pretende utilizar mais dinheiro do crédito contratado junto à Caixa Econômica Federal.
A declaração reafirma a mudança de posição do gestor quanto ao financiamento, uma vez que no ano passado, em diferentes oportunidades, Inácio Franco disse que não planejava utilizar os recursos do FINISA, que popularmente ficou conhecido como empréstimo de R$ 60 milhões, cuja contratação foi feita em 2024, ainda na gestão do ex-prefeito Elias Diniz.
Segundo o prefeito, a decisão de recorrer ao crédito foi motivada pela relação entre os juros da operação, considerados por ele baixos, e o reajuste de materiais usados em obras de pavimentação:
Clique e ouça Inácio Franco:
Ainda na gestão de Elias Diniz, a Prefeitura de Pará de Minas usou os recursos para três obras de asfaltamento na zona rural, como nas estradas de Torneiros à Carioca, da BR-262 à Meireles e na estrada da Matinha.
Na atual administração, o Município usou o dinheiro para mais duas obras de pavimentação, da estrada de acesso a Caetano Preto (Concluída) e estrada de acesso à Paivas (Em Andamento).
Pelo contrato assinado com a Caixa Econômica Federal, o financiamento é no valor de até R$ 60 milhões. Mais de 50% do total já foi direcionado para as obras de asfaltamento.
Pelo projeto aprovado na época pelos vereadores para a contratação do crédito, a Prefeitura ainda pode executar obras como recapeamento ou asfaltamento em diversas ruas da área urbana, bem como a duplicação da MGC-352, a popular BR-352, trecho que liga a rotatória do bairro Santos Dumont até a rotatória da Francap.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
05/12/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
04/12/2025 - Pará de Minas estabeleceu novas regras para a solicitação de exames laboratoriais
04/12/2025 - Faltando poucos dias para o Natal, famílias já se preparam para as confraternizações
03/12/2025 - Infecções Sexualmente Transmissíveis foi o tema do comentário desta quarta
03/12/2025 - Pará de Minas fica no topo do pódio em importante competição de fisiculturismo
03/12/2025 - Hospital Nossa Senhora da Conceição recebe emenda parlamentar para custear medicamentos
03/12/2025 - Sindicato Rural de Pará de Minas e Sistema FAEMG/SENAR anunciam Programa Saúde no Campo