04/03/2026 às 08:32h
Agora, uma ótima novidade, os participantes do Enem 2025 que utilizaram o exame para concluir os estudos já podem solicitar o certificado digital de conclusão do ensino médio. A emissão será feita de forma inédita pelo portal de Certificação Digital do Inep. O pedido é online e, após a confirmação pela instituição certificadora, ele fica disponível em poucos minutos para download em PDF, com validação por QR Code.
Para ter direito ao documento, o candidato precisa ter pelo menos 18 anos na data da primeira prova, alcançar no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. A comprovação é exigida para ingresso no ensino superior, participação em concursos públicos e processos seletivos de emprego.
A certificação pelo Enem havia sido interrompida em 2017, quando o exame passou a ter apenas a função de acesso à universidade, e o Encceja assumiu essa finalidade. Agora, além de voltar a permitir a conclusão do ensino médio, o Enem também passa a declarar proficiência parcial conforme o desempenho do participante.
Reportagem: Sarah Faria
27/10/2025 - Prefeitura quer reajustar IPTU e estima ampliar arrecadação em R$ 10 milhões
24/10/2025 - Bola rola neste domingo pelo Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025 Feminino
24/10/2025 - Terceira rodada encerra a fase de grupos do Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025
24/10/2025 - Evento esportivo vai movimentar o Aeroporto de Pará de Minas nesse final de semana
24/10/2025 - De pai para filho: Ofício de sapateiro ainda resiste apesar dos desafios
24/10/2025 - Empresários do Ano: Noite de emoção e reconhecimento ao empresariado pará-minense
24/10/2025 - Vereador se posiciona sobre confusão ocorrida na Câmara de Pará de Minas
23/10/2025 - Fim das Autoescolas para tirar CNH. Qual sua opinião?
23/10/2025 - Nutricionista orienta sobre prevenção a diabetes, hipertensão e obesidade