Capa da Página Espaço Cidadão: ouvinte do São Pedro reclama de mudança de postos de saúde e falta de transporte coletivo - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/05/2020 às 08:58h

Espaço Cidadão: ouvinte do São Pedro reclama de mudança de postos de saúde e falta de transporte coletivo

Facebook

A ouvinte e moradora do bairro São Pedro – prolongamento, Eva Maria de Freitas entrou em contato com o setor de jornalismo da Rádio Espacial FM para reclamar da situação que vem enfrentando na área da saúde e transporte municipal. Segundo ela, as ruas do local onde mora passaram a ser de responsabilidade da UBS Grão Pará, que fica bem mais distante do posto São Pedro, que antes atendia a região.

Além disso, não há mais ônibus da TURI disponíveis e que passem pelo local, uma vez que o quadro de linhas da empresa sofreu diminuição durante a pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, Eva explica o fato que tem incomodado os moradores do bairro onde vive:

Clique e ouça Eva Maria de Freitas

Eva reclama da falta de transportes para os moradores do bairro São Pedro – prolongamento:

Clique e ouça Eva Maria de Freitas

Nossa equipe, por sua vez, entrou em contato com a Prefeitura de Pará de Minas para saber os motivos para a troca de postos de saúde. Em nota, encaminhada pelo setor de assessoria de imprensa do órgão executivo municipal, fomos informados que "(...) para continuar prestando atendimento de forma humanizada e eficiente para os moradores dos bairros São Pedro, Paraíso e Grão Pará, foi necessária a redivisão na área atendida pelas UBSs da região.

O Ministério da Saúde orienta que cada UBS tenha até 4 mil pessoas cadastradas. A unidade do bairro São Pedro estava com a demanda de 4347 usuários cadastrados, dificultando o acesso da população aos serviços prestados pela unidade. Sendo assim, se fez necessário realizar uma nova divisão.

É importante ressaltar que essas mudanças foram baseadas nas orientações do Ministério da Saúde que considera as condições sociodemográficas, ambientais, epidemiológicas e de produção e estrutura da sua área de responsabilidade.

Diante desse panorama, as atualizações dos limites de Área de Abrangência ocorrem periodicamente e o método de execução desse processo recebe melhorias que propiciem uma dinâmica mais próxima da necessidade real da população cadastrada."

A Turi, também citada na reportagem, foi procurada e o dirigente da empresa afirmou, por telefone, que vai analisar a situação e a demanda da região do bairro São Pedro e tomará as devidas providências. De acordo com ele, em alguns horários do dia, alguns ônibus vão passar próximo ao restaurante do Rossi, como uma forma de ajudar os moradores do bairro São Pedro – prolongamento.

Para saber quais os horários, os interessados devem ligar no telefone da empresa pelo telefone: (37) 3236-7066.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: