Capa da Página Espaço Cidadão: Problema em drenagem provoca erosão de barranco e danifica estrutura de ruas e tubulação de esgoto no Belvedere - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/12/2025 às 08:35h

Espaço Cidadão: Problema em drenagem provoca erosão de barranco e danifica estrutura de ruas e tubulação de esgoto no Belvedere

Facebook

A situação das ruas José Antônio Pereira e Pedro Celestino Mendonça, no bairro Belvedere, está preocupando moradores, empresários e trabalhadores da região. Pouco a pouco, a infraestrutura das duas vias está se desfazendo por causa de problemas no sistema de drenagem.

O cenário que chama mais atenção é na rua José Antônio Pereira, onde há um intenso movimento de caminhões devido à presença de dezenas de empresas na região. Por lá, houve erosão em um barranco, cedendo parte da rua (no cruzamento com a rua Antônio Norberto de Melo) e abrindo uma grande cratera, colocando em risco o trânsito nas proximidades.

José Silva, o popular Zé do Belvedere, morador do bairro, demonstrou preocupação com acidentes mais graves no local:

Clique e ouça José Silva 

Já na rua Pedro Celestino Mendonça, onde o movimento de veículos e pessoas é menor, também houve erosão no barranco, o que danificou a tubulação de esgoto, fazendo com que a água escorra para uma área de vegetação:

Clique e ouça José Silva 


Zé do Belvedere realizou três reclamações formais na Prefeitura sobre o problema. A primeira em 31 de outubro de 2022, a segunda em 20 de março de 2023 e a última em 27 de maio de 2024.

Em resposta, o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, André Amaral, disse que está ciente da situação das ruas e que a obra para solucionar o problema é “mais robusta”. Segundo ele, o fato foi provocado pela má finalização do sistema de drenagem por parte do loteador, que deveria ter feito a extensão da rede até um córrego próximo.

Ainda conforme o secretário, uma licitação para contratar uma empresa para fazer esse serviço foi realizada, mas está em fase de recurso.

Como é uma obra pluvial, ela só será realizada em períodos de estiagem. Até lá, pelo menos na rua José Antônio Pereira, a Prefeitura sinalizou a região para orientar os motoristas.

Sobre o esgoto sendo jogado na vegetação na rua Pedro Celestino Mendonça, a Águas de Pará de Minas informou que realizou um reparo emergencial, garantindo o funcionamento do sistema até que a contenção definitiva da via seja concluída.

Por JC Notícias

Foto: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: