Capa da Página Especialistas falam sobre a vacinação do HPV e prevenção ao câncer de colo de útero - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/04/2024 às 07:36h

Especialistas falam sobre a vacinação do HPV e prevenção ao câncer de colo de útero

Facebook

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou em nota técnica a mudança na vacinação contra o HPV, que passa a ser em dose única. Essa alteração acompanha recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Segundo especialistas, o HPV é responsável por 99% do terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Sobre o assunto, a médica infectologista Marina Della, fala da prevenção da doença através de vacinação:

Clique e ouça Marina Della

O público para essa vacina é de 9 a 19 anos. A baixa adesão em vacinas, especialmente entre os homens por HPV tem preocupado a saúde pública no país. Segundo Juliana Viana, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, também é preciso incentivar a vacinação para meninos:

Clique e ouça Juliana Viana

O imunizante atua contra os principais subtipos virais causadores de cânceres como os de colo de útero, pênis, boca, garganta, entre outros. Em Pará de Minas, basta procurar uma sala de vacinação mais próxima e disponível em qualquer uma das 26 Unidades Básicas de Saúde.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: