26/06/2025 às 08:42h
Nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, na próxima edição do projeto Estação Afro, será exibido o documentário Sá Rainha e os Capitães do Mar. A produção revela a festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Minas Gerais, com foco na cultura e tradições das cidades de Pará de Minas, Mariana, Ouro Preto, Divinópolis e Congonhas.
O filme, dirigido por Igor Bastos, entrelaça a memória de infância do diretor com seu reencontro, 21 anos depois, com um capitão da guarda, explorando a importância do festejo e a fé dos participantes. Um dos capitães retratados no documentário é Wallace Souza, Capitão Mor da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Os Nonatos, de Pará de Minas.
João Batista Leite, responsável pela Estação Cultural, falou sobre a realização do Estação Afro e comentou a respeito da exibição do documentário:
Clique e ouça João Batista Leite
De acordo com João Batista a pretensão da Secretaria Municipal de Cultura é fazer com que o projeto faça parte do calendário festivo da cidade, contribuindo para a divulgação da arte e cultura negra de Pará de Minas:
Clique e ouça João Batista Leite
A Estação Cultural está localizada na Praça Torquato de Almeida e a exibição do documentário será aberta ao público.
Por Sérgio Pêgo/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Prefeitura Pará de Minas
08/03/2025 - Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue sorotipo 4 em Pará de Minas
07/03/2025 - Dia de homenagear mulheres de destaque em Pará de Minas
07/03/2025 - Aventura Musical: Casal transforma Kombi em casa em busca de novas experiências
07/03/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
07/03/2025 - Cesec abre inscrições para o curso de Cuidador de Idosos em Pará de Minas
07/03/2025 - Prefeitura inicia processo de tombamento de casa onde morou Padre Libério
06/03/2025 - Ponto de apoio da GCM no Parque do Bariri vai começar a funcionar neste mês de março