10/11/2025 às 08:37h
Nesse domingo, 9 de novembro, mais de 4,8 milhões de candidatos participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado em 1.804 municípios brasileiros. Em Pará de Minas, 2.623 participantes estavam inscritos para encarar o desafio. Na cidade, apesar de algumas reclamações pontuais, não houve registros de grandes problemas durante as provas, segundo balanço parcial.
Os estudantes enfrentaram 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, produziram uma redação dissertativo-argumentativa, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta exigiu dos candidatos reflexão sobre os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento populacional, como políticas públicas, inclusão social e qualidade de vida.
O segundo dia de provas está marcado para domingo, 16 de novembro, com questões de Matemática e Ciências da Natureza. A divulgação oficial dos gabaritos está prevista para os próximos dias, enquanto instituições como Bernoulli Educação já disponibilizaram versões extraoficiais para consulta.
15/01/2025 - Sustentabilidade: Interesse em moda circular cresce entre consumidores
15/01/2025 - Primeiro LIRAa de Pará de Minas revela números preocupantes sobre focos de dengue
14/01/2025 - Uso de celulares em escolas públicas ou privadas é limitado pelo Governo Federal
14/01/2025 - Inauguração de mais uma estátua revela fé de pará-minenses a Padre Libério
14/01/2025 - Jornal da Cidade 2ª Edição é destaque na programação da Espacial
14/01/2025 - Apenas 12 estudantes tiram nota máxima na redação do Enem, sendo 2 de Minas
14/01/2025 - Volta às aulas; Busca por materiais escolares movimenta papelarias
14/01/2025 - Planejamento e produção em hortas; como garantir uma colheita sustentável