10/11/2025 às 08:37h
Nesse domingo, 9 de novembro, mais de 4,8 milhões de candidatos participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado em 1.804 municípios brasileiros. Em Pará de Minas, 2.623 participantes estavam inscritos para encarar o desafio. Na cidade, apesar de algumas reclamações pontuais, não houve registros de grandes problemas durante as provas, segundo balanço parcial.
Os estudantes enfrentaram 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, produziram uma redação dissertativo-argumentativa, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta exigiu dos candidatos reflexão sobre os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento populacional, como políticas públicas, inclusão social e qualidade de vida.
O segundo dia de provas está marcado para domingo, 16 de novembro, com questões de Matemática e Ciências da Natureza. A divulgação oficial dos gabaritos está prevista para os próximos dias, enquanto instituições como Bernoulli Educação já disponibilizaram versões extraoficiais para consulta.
09/06/2026 - Conferência de Saúde vai discutir prioridades e ouvir demandas da população
09/06/2026 - Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan
08/06/2026 - Xadrez ganha espaço nas escolas e aproxima estudantes de novas formas de aprendizado
05/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
05/06/2026 - Vistorias reforçam segurança no transporte por aplicativo em Pará de Minas
05/06/2026 - Benedito Valadares será fechada para instalação de decoração junina