10/11/2025 às 08:37h
Nesse domingo, 9 de novembro, mais de 4,8 milhões de candidatos participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado em 1.804 municípios brasileiros. Em Pará de Minas, 2.623 participantes estavam inscritos para encarar o desafio. Na cidade, apesar de algumas reclamações pontuais, não houve registros de grandes problemas durante as provas, segundo balanço parcial.
Os estudantes enfrentaram 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, produziram uma redação dissertativo-argumentativa, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta exigiu dos candidatos reflexão sobre os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento populacional, como políticas públicas, inclusão social e qualidade de vida.
O segundo dia de provas está marcado para domingo, 16 de novembro, com questões de Matemática e Ciências da Natureza. A divulgação oficial dos gabaritos está prevista para os próximos dias, enquanto instituições como Bernoulli Educação já disponibilizaram versões extraoficiais para consulta.
14/08/2025 - Começa a vacinação de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino
14/08/2025 - Agro Nosso: Rádio acorda e informa o homem do campo
13/08/2025 - Patronato celebra São João Bosco com programação diversificada
13/08/2025 - CRAS promove evento para fortalecer vínculos entre idosos, familiares e cuidadores
13/08/2025 - Semana da Juventude aborda temas relacionados ao desenvolvimento social da população
13/08/2025 - Espacial FM comemora 44 anos de radiofusão e vai expandir seus canais de comunicação
12/08/2025 - Polícia prende dono de clínica por suspeita de estupro
12/08/2025 - Orgulho e referência: maior campeão de rally das Américas é de Pará de Minas