03/02/2026 às 07:30h
A produção de hortaliças folhosas em Pará de Minas tem sofrido pelas situações adversas das chuvas nas últimas semanas. Em alguns locais, o excesso de chuva, a alta umidade do solo e a baixa luminosidade vêm comprometendo o desenvolvimento das culturas de folhas.
Em algumas lavouras os danos causados pelas chuvas têm sido nos cultivos a céu aberto, especialmente na alface, tornando as plantas mais vulneráveis a doenças fúngicas e bacterianas. Na ponta desse processo, o consumidor é também quem sente mais.
Durante o verão, o consumo de folhas pela população aumenta. Só que as adversidades climáticas como chuvas com ventos e em grandes volumes têm impactado o setor de hortifrutigranjeiros da cidade, como pontua o comerciante Márcio Vinícius:
Clique e ouça Márcio Vinícius
As mudanças nos padrões de regimes de chuvas também têm prejudicado o cultivo de frutas como maçãs, laranjas, goiabas, e consequentemente tem afetado a qualidade dos produtos. O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Fábio Alves, explica esse fenômeno:
Clique e ouça Fábio Morais
Ainda segundo o extensionista, o ocorrido provoca um efeito em cadeia, que acaba por diminuir a oferta e aumentar o custo do produto, mas que ainda assim há prejuízo para quem cultiva.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
20/01/2025 - Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida
18/01/2025 - IPTU 2025; prefeitura divulgou o calendário de pagamento do imposto