18/06/2025 às 08:42h
O êxodo rural é um fenômeno social que aconteceu em praticamente todos os países e é perceptível até os dias atuais. A migração massiva aconteceu principalmente entre os anos de 1950 e 1980 no Brasil, quando a população do campo baixou de cerca de 65% do total para perto de 25%.
Esses números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, outro levantamento já vinha destacando a redução da população rural no país. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em um estudo revelou que a situação que afeta principalmente os mais jovens e está ligado à falta de perspectivas de trabalho e estudo no campo.
No início dos anos 2000, cerca de 18,8% da população brasileira vivia no campo. Vinte e cinco anos depois o percentual caiu para menos de 12%. O Extensionista da Emater, Fábio Morais, atua diariamente junto a diversos produtores rurais, ele comenta sobre o jovem no campo:
Clique e ouça Fábio Morais
Quem também sente essas mudanças sociais são os pequenos produtores que enfrentam dificuldades na mão de obra. A população com mais de 60 anos de idade é maior no campo, fato que tem levantado discussões sobre as perspectivas da vida no meio rural:
Clique e ouça Vicente Geraldo
Para a produtora rural Beatriz Martins, mesmo com os desafios impostos, a agricultura familiar desempenha um importante papel na sociedade, que é o abastecimento de milhares de casas pelo país:
Clique e ouça Beatriz Martins
A agricultura familiar produz mais de 70% dos produtos hortifrutigranjeiros do país, e é responsável pela maior parte da comida saudável que abastece a mesa dos brasileiros. Em Pará de Minas, a atividade é responsável por atender a 40% das merendas nas escolas e redes de saúde.
Por Sérgio Pêgo/Com informações BDF
Fotos: Espacial FM
18/11/2025 - Leilão para vender terreno do Clube da Prefeitura não tem nenhum lance
18/11/2025 - Vereador Marcílio sofre queimaduras no corpo após vazamento de gás em sua lanchonete
17/11/2025 - Serviço Geológico do Brasil mapeia áreas de risco em Pará de Minas
17/11/2025 - Enem: provas foram longas, mas com questões fáceis, dizem candidatos