21/07/2026 às 07:34h
As férias escolares costumam ser sinônimo de descanso, brincadeiras e mais tempo em família. Mas junto com a mudança na rotina também surge um alerta importante: o aumento dos acidentes dentro de casa.
Dados recentes do DataSUS mostram que, todos os anos, mais de 121 mil crianças e adolescentes são internados no Brasil por acidentes domésticos, o equivalente a cerca de 334 hospitalizações por dia. Durante o período de férias, as emergências pediátricas registram crescimento aproximado de 30% nesses atendimentos.
Em Minas Gerais, quedas, queimaduras e choques elétricos estão entre os acidentes mais registrados envolvendo crianças. O Corpo de Bombeiros Militar alerta, porém, que as ocorrências vão além dessas situações e exigem atenção constante, como explica o tenente César:
Clique e ouça Tenente César
O militar também reforçou que a prevenção não significa limitar a infância, mas criar espaços mais seguros para que as crianças possam aproveitar esse período com tranquilidade:
Clique e ouça Tenente César
A orientação para pais e responsáveis é aproveitar as férias, mas sem perder de vista que muitos acidentes acontecem justamente em situações rápidas e dentro de ambientes considerados familiares. E, em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
24/10/2025 - Empresários do Ano: Noite de emoção e reconhecimento ao empresariado pará-minense
24/10/2025 - Vereador se posiciona sobre confusão ocorrida na Câmara de Pará de Minas
23/10/2025 - Fim das Autoescolas para tirar CNH. Qual sua opinião?
23/10/2025 - Nutricionista orienta sobre prevenção a diabetes, hipertensão e obesidade
23/10/2025 - Obras de revitalização do trecho urbano da BR- 352 são iniciados em Pará de Minas
23/10/2025 - Educação Inclusiva: especialista aborda iniciativas para melhorar o ensino
22/10/2025 - Tabagismo e uso de vapes ampliam diagnósticos de câncer de pulmão