O fim da escala 6x1, em que o trabalhador atua por seis dias consecutivos e tem apenas um de folga, pode mudar a rotina de milhões de brasileiros. A PEC 221/2019, que prevê o fim desse modelo, foi aprovada nesta quarta-feira (14) pelo Senado Federal, com 75 votos favoráveis e um contrário, e segue, agora, para promulgação pelo Congresso Nacional.
A transição está prevista para começar 60 dias após esta oficialização, enquanto os empregadores terão até 14 meses para se adaptar às novas regras. Com a proposta, a expectativa é ampliar o tempo de descanso sem reduzir os salários, o que deve beneficiar cerca de 26,8 milhões de trabalhadores, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados de 2025 do IBGE.
Mas, além do impacto na vida dos profissionais, a medida também exige atenção à organização das atividades e à rotina do setor empresarial. Em Pará de Minas, a presidente da Ascipam, Roseleny de Melo Silva, avalia como os empregadores podem lidar com esse novo cenário:
Clique e ouça Roseleny de Melo Silva:
O coordenador do Sine no município, José Alves Neto, também analisa o que a mudança representa para os trabalhadores e o mercado de trabalho:
Clique e ouça José Alves Neto:
Apesar de os desafios que podem surgir durante a adaptação, ambos avaliam a proposta de forma positiva. O processo, no entanto, exige planejamento para conciliar as necessidades dos trabalhadores com a realidade de cada atividade econômica.
Vale lembrar, que quem tiver dúvidas ou quiser mais informações pode procurar diretamente as entidades, que estão de portas abertas e prontas para receber a população. A Ascipam fica na Rua Francisco Salles, 148, Centro, e atende pelo telefone (37) 3232-9800. Já o Sine está na Rua Capitão João Teixeira, 39, bairro Nossa Senhora das Graças, e o contato é (37) 3233-5691.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
01/08/2025 - Sicoob Credirural é reconhecida entre as maiores cooperativas de MG
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas