05/08/2026 às 08:49h
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas participaram na última semana do curso “Primeira Resposta às Ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrado pela Guarda Municipal de Betim.
A capacitação ocorreu na antiga sede da UNINCOR de Pará de Minas, no bairro João Paulo II. O treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais para uma atuação especializada no atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fortalecendo ações preventivas, de proteção e de monitoramento.
Nayara Souza, integrante da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal de Betim, dá mais detalhes do conteúdo repassado aos agentes da GCM de Pará de Minas:
CLique e ouça GM Nayara Souza
Nayara acredita que esses conteúdos aplicados no primeiro atendimento em ocorrências de violência doméstica, podem evitar que a mulher volte a ser vítima do mesmo agressor:
Clique e ouça GM Nayara
O subcomandante da GCM Pará de Minas, Ramon Ribeiro de Abreu fala sobre a importância do curso para os agentes da cidade. O objetivo é futuramente criar uma Patrulha de Proteção à Mulher no município:
Clique e ouça Subcomandante Abreu
Em casos suspeitos de violência contra a mulher, a população pode acionar a GCM através do 153 e também o Disque-Denúncia 180.
Por Sérgio Viana
Foto: GCM
03/06/2026 - Pilates ganha espaço no Brasil e atrai público de todas as idades
03/06/2026 - Semana Empresarial vai discutir vendas, inovação e oportunidades em Pará de Minas
03/06/2026 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
02/06/2026 - Sicoob Credirural lança temporada de consórcios com a menor taxa do mercado
02/06/2026 - Drones de monitoramento ajudam Minas Gerais a reduzir casos de arboviroses em 2026
02/06/2026 - Junho Verde abre programação com diversas ações ambientais em Pará de Minas