05/08/2026 às 08:49h
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas participaram na última semana do curso “Primeira Resposta às Ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrado pela Guarda Municipal de Betim.
A capacitação ocorreu na antiga sede da UNINCOR de Pará de Minas, no bairro João Paulo II. O treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais para uma atuação especializada no atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fortalecendo ações preventivas, de proteção e de monitoramento.
Nayara Souza, integrante da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal de Betim, dá mais detalhes do conteúdo repassado aos agentes da GCM de Pará de Minas:
CLique e ouça GM Nayara Souza
Nayara acredita que esses conteúdos aplicados no primeiro atendimento em ocorrências de violência doméstica, podem evitar que a mulher volte a ser vítima do mesmo agressor:
Clique e ouça GM Nayara
O subcomandante da GCM Pará de Minas, Ramon Ribeiro de Abreu fala sobre a importância do curso para os agentes da cidade. O objetivo é futuramente criar uma Patrulha de Proteção à Mulher no município:
Clique e ouça Subcomandante Abreu
Em casos suspeitos de violência contra a mulher, a população pode acionar a GCM através do 153 e também o Disque-Denúncia 180.
Por Sérgio Viana
Foto: GCM
30/03/2026 - MGS abre processo seletivo com diversas vagas para região e salários de até R$ 3,7 mil
30/03/2026 - Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis de Pará de Minas
27/03/2026 - Consumo de álcool muda no Brasil e bares se adaptam a novo perfil de público
27/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/03/2026 - FAPAM recebe neste fim de semana dois importantes eventos voltados para a Saúde Mental
27/03/2026 - Páscoa mais cara desafia consumidores e faz confeiteiros se reinventarem