05/08/2026 às 08:49h
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas participaram na última semana do curso “Primeira Resposta às Ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrado pela Guarda Municipal de Betim.
A capacitação ocorreu na antiga sede da UNINCOR de Pará de Minas, no bairro João Paulo II. O treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais para uma atuação especializada no atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fortalecendo ações preventivas, de proteção e de monitoramento.
Nayara Souza, integrante da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal de Betim, dá mais detalhes do conteúdo repassado aos agentes da GCM de Pará de Minas:
CLique e ouça GM Nayara Souza
Nayara acredita que esses conteúdos aplicados no primeiro atendimento em ocorrências de violência doméstica, podem evitar que a mulher volte a ser vítima do mesmo agressor:
Clique e ouça GM Nayara
O subcomandante da GCM Pará de Minas, Ramon Ribeiro de Abreu fala sobre a importância do curso para os agentes da cidade. O objetivo é futuramente criar uma Patrulha de Proteção à Mulher no município:
Clique e ouça Subcomandante Abreu
Em casos suspeitos de violência contra a mulher, a população pode acionar a GCM através do 153 e também o Disque-Denúncia 180.
Por Sérgio Viana
Foto: GCM
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!
13/03/2026 - Sexta-feira 13: Superstição ou só mais um dia comum?
13/03/2026 - Mesmo sem reajuste da Petrobras, guerra faz diesel subir nos postos de combustíveis
12/03/2026 - Espetáculo Dona Baratinha comemora 10 anos com apresentação especial em Pará de Minas
12/03/2026 - Ruas de calçadas e casas antigas; Pará de Minas moderna preserva passado promissor
12/03/2026 - IPVA 2026 ganha nova forma de pagamento em Minas Gerais
12/03/2026 - Câmara de Pará de Minas aprova projeto que institui a Lei Vanessa Lara