22/08/2025 às 08:34h
Em Pará de Minas, vários escritórios de advocacia já tiveram clientes enganados, que perderam ou quase perderam grandes quantias para os estelionatários. Diversos casos já foram divulgados pelo Jornal da Cidade, porém esse tipo de crime não para. Nos últimos dias, foi a vez do escritório da advogada de Direito de Família, Vanessa Gomes, ser usado pelos criminosos. Ela faz o alerta e orienta a população:
Clique e ouça Vanessa Gomes
A advogada também alerta que os golpistas estão se passando ainda por funcionários do STJ e até STF:
Clique e ouça Vanessa Gomes
Em abril deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou campanha e plataforma de verificação contra esse golpe. Na época já haviam por volta de seis mil denúncias espalhadas por todo o país. Além da entidade, a Polícia Civil trabalha para investigar esses crimes:
Clique e ouça Vanessa Gomes
Uma operação policial foi deflagrada na última quarta-feira (20/8), para investigar uma organização criminosa envolvida na invasão de sistemas do governo federal e de Tribunais de Justiça de diversos estados para aplicar o golpe do falso advogado.
Mais de 10 pessoas foram presas na operação realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Para a ação, foram expedidos 66 procedimentos judiciais entre mandados de busca e apreensão, de prisão e de bloqueio de conta. As investigações começaram há cerca de cinco meses. A expectativa é de que esse tipo de ação também acontece em Minas Gerais, nos próximos dias.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
25/02/2025 - Estratégias de Precificação: Ascipam oferece cursos para alavancar lucratividade
25/02/2025 - Prefeitura disponibiliza Cartão Transcard para beneficiários do transporte escolar
24/02/2025 - Mercado de trabalho! Tem muita vaga no mercado de trabalho
24/02/2025 - Promoção Cartão Premiado Sicoob Card contempla morador de Antunes
24/02/2025 - Folga de Carnaval; o que diz a lei sobre o descanso nos dias de folia
24/02/2025 - Tabu e desinformação tomam conta de comportamento sobre doação de sangue